Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 22 de abril de 2017

NASA CONFIRMA : INGREDIENTES FAVORÁVEIS Á EXISTÊNCIA DE VIDA NA LUA DE SATURNO




. A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) acabou de divulgar recentemente numa publicação do periódico Science um artigo sobre a existência de uma potencial fonte de energia para a formação de vida na lua Enceladus de Saturno.
De acordo com a publicação, o achado demonstra que podem existir no interior do oceano do satélite as mesmas condições que já foram observadas na Terra, próximas a fontes hidrotermais nos nossos mares. Reacções químicas capazes de sustentar seres vivos dependem da presença de hidrogénio molecular (H2), que o estudo aponta ser resultado de reações contínuas entre a água quente e a rocha no fundo do oceano de Enceladus.
Com apenas 504 km de diâmetro, desde 2005 é forte candidato a abrigar vida alienígena no Sistema Solar. Esse foi o ano em que a nave Cassini da NASA observou pela primeira vez vapores saindo de fissuras próximas ao polo sul da lua. Isso indicou a presença de um oceano de água líquida, possível graças ás forças de maré atuando conforme Enceladus orbita Saturno, gerando calor interno. A Cassini realizou vários mergulhos nas plumas emitidas pelos vapores e em Outubro de 2015 chegou a 49 km de distância da superfície da lua, quando os seus instrumentos analisaram os elementos presentes nas plumas.
Assim, uma equipa chefiada por Hunter Waite, do Southwest Research Institute (SwRI) em San Antonio, conseguiu determinar que o H2 está presente entre 0,4 e 1,4% do volume do material da pluma observado, acompanhado entre outros por dióxido de carbono (CO2), presente entre 0,3 a 0,8%. Os cientistas consideraram como mais provável que o hidrogénio molecular seja produzido continuamente por reacções entre a água quente e a rocha no fundo no oceano. Como esse ambiente não é propício para a presença contínua do H2, para explicar o volume em que foi encontrado o mais viável seria que a substância fosse produzida por fontes hidrotermais como as que temos na Terra. Tal conclusão coincide com um estudo apresentado em 2016 por outro grupo de pesquisa, que descobriu grãos de sílica detectados pela Cassini nas plumas do satélite.




. SISTEMA SIMILAR AO DA TERRA CAPAZ DE SUSTENTAR SERES VIVOS.

. Nas chaminés hidrotermais encontradas em vários oceanos terrestres, seres vivos prosperam sem necessidade de luz solar. Micróbios encontrados nesses ambientes usam CO2 combinado ao H2 para produzir metano (CH4). Como CO2 e H2 foram detectados em Enceladus, é possível que seres alienígenas realizem as mesmas transformações nas profundezas do oceano da lua. Os cientistas dizem que a quantidade de H2 observado é uma fonte de energia mais que suficiente para sustentar essa biosfera. Os cientistas alertam que esse anúncio não significa 100% da existência de vida alienígena em Enceladus e que há ainda um longo caminho a percorrer antes de fazer tal anúncio. Contudo, a descoberta aumenta consideravelmente as hipóteses de que a lua de Saturno efectivamente abrigue vida extraterrestre.







Sem comentários:

Enviar um comentário